Skip to main content

Uyuni – Deserto de Sal

Ganhei uma bolha imensa, mas valeu a pena!

Existem várias empresas que fazem o trajeto La Paz – Uyuni, mas por recomendação de agências de turismo e algumas informações que coletamos na internet, resolvemos optar pela TRANS OMAR. Embarcamos as 8h30 da noite com previsão de chegada para as 7h da manhã.

Ônibus muito bom e viagem super tranquila a um custo de B$150, mais ou menos R$75,00.

Ainda na rodoviária fomos informados que havia um bloqueio na estrada, 20 km antes de Uyuni. Nenhum veículo passava! mas fomos na fé, pois haviam boatos de que vans e táxis estavam por lá oferecendo seus serviços logo após o bloqueio.

Após uma longa noite de viagem chegamos no ponto do bloqueio. Motorista avisou a todos que a partir daquele ponto teríamos que seguir viagem de outra forma, pois ele não podia mais prosseguir. Outros ônibus foram encostando e vários turistas e moradores da região foram aparecendo.

Nesse momento percebemos que haviam algumas vans oferecendo transporte e fomos logo providenciar uma corrida. No entanto, ao contrario do que pensamos, não era para levar a Uyuni e sim para o deserto, fazer o serviço das agências. Estavam aproveitando a ocasião para ganhar uma grana fácil. Como não da pra confiar resolvemos esperar e fomos andando pela estrada em direção a cidade de Uyuni – pensamos: 20 km, logo ali.

Uyuni - Bolivia
Caminhada de 8 km para chegar em Uyuni

Num determinado ponto uma camioneta nos ofertou “carona” (10B$ cada) e é claro que aceitamos. Pena que foi por apenas 2 km, mas já ajudou muito! Dali em diante foi na pernada mesmo.

Turistas e Bolivianos andando em direção a Uyuni

Como podem ver nas fotos, parece uma estrada sem fim.

Devido a longa caminhada, chegamos à cidade com 4h de atraso e isso acabou atrapalhando nossos planos.

Fomos a agencia e nos informaram que não poderiam mais sair naquele dia, pois já estava tarde. Com o bloqueio da estrada, precisavam sair mais cedo e utilizar um trajeto alternativo, mais longo. Acabou ficando para o dia seguinte – bom para os pés. Nos hospedamos no Hotel Avenida e fomos conhecer a cidade.

Neste link você encontra informações sobre agências, hotéis e outros meios que utilizamos para nosso tour na Bolívia.

Quanto ao hotel, recomendamos! Quartos bons, wi-fi e muito bem localizado.

Uyuni é bem pequena e da pra conhecer quase tudo a pé. Na quadra atrás do hotel existe um supermercado, onde você pode comprar muita coisa a um preço bem inferior aos vendidos nas ruas.

MUSEU

Nas andanças encontramos um museu onde estão sendo exibidas algumas múmias e vários objetos que foram utilizados pelos povos antigos.

Museu de Uyuni - Bolivia
Museu de Uyuni – Bolivia

SALLAR

Como fora acordado, às 10h da manha seguinte partimos para o deserto. Visitamos o cemitério de trens, deserto de sal, Laguna Colorada, Laguna Verde, Geysers e Termas. Isso tudo para o tour de 3 dias e 2 noites.

Cemitério de Trens - Uyuni, Bolivia
Cemitério de Trens – Uyuni, Bolivia

Infelizmente, o cemitério de trens está sendo alvo de vandalismo. Como está em um local aberto, não há controle sobre a visitação. Muitas pessoas se aproveitam para pichar, quebrar e até mesmo retirar partes para usar em oficinas.

Neste link você pode ler um pouco sobre a história da ferrovia.

Sallar – Uyuni, Bolivia

Segundo informações do guia, a espessura da camada de sal chega a 200 metros.

Acredita-se que a formação do Salar de Uyuni tenha tido origem há cerca de 80 milhões de anos, quando ali existia um braço do Pacífico. Hoje, para tristeza geral da nação, a Bolívia nem mar tem, perdeu o acesso que tinha para o Chile. Durante o processo de formação da cordilheira dos Andes, a água do oceano teria sido “aprisionada”.Primeiramente, virou um imenso lago. Devido às altas temperaturas e chuvas raras, o lago secou e, em seu lugar, surgiu o imenso Salar, para alegria dos amantes da natureza do mundo inteiro. Hoje, é cada vez mais comum ver turistas europeus e japoneses, incluindo famílias inteiras, passados com a beleza do deserto de sal.

Fonte: Folha Online

Sallar - Uyuni, Bolivia

O Rally Dakar passa por aqui!

Parada para almoço

Paisagem ideal para  fotos de perspectiva.

Ilha de Cactus

Na ilha de cactus há uma lanchonete onde vendem bebidas e lanches. Se der sorte, conseguirá ver coelhos.

Laguna colorada, possui essa cor devido a uma variedade de algas que prosperam na água salgada. O Plâncton atrai um grande numero de flamingos James, ameaçados de extinção.

Laguna Colorada - Sallar - Uyuni, Bolivia
Laguna Colorada

Segundo informações do guia, devido os altos índices de sal sua cor esverdeada pode mudar de acordo com a direção do vento e a posição do sol. Não foi dessa vez que a vimos verde.

Laguna Verde - Sallar - Uyuni, Bolivia
Laguna Verde
Sallar - Uyuni, Bolivia

Banho quente logo cedo pra animar o dia. Dizem que rejuvenesce! Sera?

Aguas Quentes - Sallar - Uyuni, Bolivia
Árvore de Pedra - Sallar - Uyuni, Bolivia
Sallar - Uyuni, Bolivia

Vulcão Tunupa.Seu nome tem origem no deus andino Tunupa, mestre dos raios e erupções vulcânicas.

Hotel de Sal. O cheiro é bem característico!

Hotel de Sal - Sallar - Uyuni, Bolivia
Hotel de Sal

Depois de tanto frio, sal e poeira, um Oasis!

Aqui foi nosso ultimo almoço. Depois partimos para Uyuni, onde pegamos o ônibus para Sucre.

Neste link você encontra informações sobre hotéis, empresas de transporte, dicas e outros.