Skip to main content

Carneiro no Buraco – Campo Mourão, no Paraná

Final de semana bem aproveitado! Fomos até Campo Mourão, cidade pacata do estado do Paraná. Campo Mourão é muito conhecida pelo delicioso Carneiro no Buraco, prato típico e símbolo da cidade.
Nada previsto para o final de semana, tanque da moto cheio e a vontade de comer uma boa comida. Aí vem a notícia de que em Campo Mourão está acontecendo a 27ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco. Não pensamos duas vezes! Arrumamos uma trouxa de roupa e partimos no sábado de manhã para lá.

Distante apenas 278 km de nossa cidade não demorou muito para chegarmos. Por volta das 11h já estávamos nos acomodando no hotel bem no centro da cidade.

Nos hospedamos no Harbor Inn Santa Maria. Ótima localização, atendimento excelente e um café da manhã bastante variado.

Hotel em Campo Mourão-PR

O hotel localiza-se na frente da Catedral São José – atrativo turístico da cidade – que conta com uma bela e arborizada praça. Pela localização central, o comércio é bastante variado nos arredores.

 

Campo Mourão-PR

 

Como a festa só ocorre durante a noite aproveitamos a tarde para ir ao Parque Estadual Lago Azul. Mais abaixo você encontrará maiores informações para contato, horários de visitação, etc.

 

Parque Estadual Lago Azul em Campo Mourão-PR
Parque Estadual Lago Azul

 

Parque Estadual Lago Azul

Parque Estadual Lago Azul

 

O parque fica a 10 km  da cidade, na BR-487, logo após o Parque Industrial da COAMO, e oferece duas trilhas: a Aventura (3.200 metros) e a Peroba (3.850 metros). Apesar de a Peroba ser mais extensa, é autoguiada e não oferece risco ao visitante. Já a Aventura é necessário um guia, pois o trajeto é bastante irregular, com alguns pontos de difícil acesso e sem sinalização.

Como fizemos apenas a Trilha Aventura as únicas imagens da Trilha da Peroba são as do banner abaixo.

 

Trilha da Peroba

 

E vamos para a Aventura!

IMPORTANTE! na trilha Aventura o visitante terá de atravessar parte do rio, com cerca de 50 centímetros de profundidade. Portanto, vá preparado para molhar os calçados, uma vez que é proibido fazer a trilha descalço ou de chinelos. Leve também repelente, protetor solar e chapéu em dias de sol.

 

Trilha Aventura, no Parque Estadual Lago Azul

 

Parque Estadual Lago Azul

Parque Estadual Lago Azul

 

Durante a trilha o visitante passa pelas ruínas de uma velha usina, pelos dutos da Usina Mourão, duas quedas d’agua e uma belíssima cachoeira.

Parque Estadual Lago Azul
Ruínas de uma Velha Usina dentro do Parque

 

Cachoeira dentro do Parque Estadual Lago Azul

 

Esta trilha só é permitida para maiores de 14 anos e em dias secos.

Segundo informações do guia, durante a semana a procura é maior por grupos escolares que agendam horário. Nos finais de semana o público predominante é de famílias e turistas. É importante chegar antes das 14h30, pois este é horário de início da trilha.

 

Fizemos um pequeno vídeo durante a trilha. Veja!

 

COMO CHEGAR?

 

E O ATENDIMENTO?

  • De terça a sexta-feira das 9h às 17h;
  • sábados e domingos das 14h às 17h.

 

QUANTO CUSTA?

Nada. O acesso é gratuito!

 

INFORMAÇÕES

  • IAP- Agência Campo Mourão: (44) 3523-1915
  • Parque Estadual Lago Azul: (44) 3523-1185
  • Josias: (44) 9 9916-8750
  • E-mail: iapcmourao@iap.pr.gov.br

 

DE VOLTA A CIDADE

De moto é sempre mais gostoso

 

Depois da trilha, que durou cerca de 2h, voltamos para hotel. Após uma ducha e dois choops as baterias estavam recarregadas e fomos curtir a noite  no Parque de Exposições, onde ocorria a festa.

A festa reúne expositores de todos os tipos, há rodeio, parque de diversões, feira de artesanatos, praças de alimentação e muito mais.

Leia também É HOJE! Festa Nacional do Carneiro no Buraco

Parque de Exposições de Campo Mourão-PR

 

Todas as noites foram servidos, na barraca do Rotary, práticos típicos da região. E, para nossa sorte, sábado era Leitoa Mateira, prato típico de Mamborê/PR. A leitoa é assada com recheio e servido com acompanhamentos como arroz, salada e outros e você se serve a vontade. Inclusive, todos os anos Mamborê realiza uma festa em homenagem a esse prato, assim como Campo Mourão, com o Carneiro no Buraco. Ano que vem estaremos lá!

 

Leitoa Mateira sendo servida

 

Leitoa Mateira

É uma delicia!

Então, por volta das 23h iniciam a cerimônia de abertura e ateiam fogo no buracos, que queimarão por toda a madrugada.

às 4h da manhã os tachos já preparados com carneiro, legumes, frutas e outros ingredientes secretos são colocados nesses buracos cheios de fogo e brasa. Os buracos são fechados com uma tampa de metal e cobertos com areia para evitar a perda de calor. A abertura dos tachos ocorre às 11h da manhã de domingo.

Nesta edição (2018) o prato principal também foi servido durante as noites e não apenas no domingo. Dois tachos, que servem 120 pessoas, eram disponibilizados a cada noite. Já no domingo, 145 tachos foram preparados para os visitantes.

 

Alguns dos buracos onde serão cozidos os carneiros

 

Carneiro no Buraco
Tacho pronto para cozinhar

 

Veja um resumo nesse vídeo que preparamos!

 

Depois de nos inteirarmos de como é a preparação desse prato resolvemos encerrar a noite, pois o domingo seria longo.

 

DOMINGO: CARNEIRO NO BURACO!

Acordamos cedo para ir ao Parque Joaquim Teodoro de Oliveira, também conhecido como Parque do Lago. Uma caminhadinha de leve antes de provar o tão famoso carneiro no buraco.
No caminho nos deparamos com diversos Ipês floridos. A cidade tem vários espalhados por toda parte!

Ipê Rosa no centro de Campo Mourão/PR

 

Ipê Rosa

 

Então chegamos, eis o Parque do Lago.

Parque do Lago
Vista do Parque logo ao entrar

 

Quiosque no meio da mata

 

Parque do Lago

 

O parque é bastante agradável, possui quadras de esporte, uma enorme área gramada, quiosques em meio a mata e uma pista para caminhada e corrida com mais de 3000 metros de extensão. Ótima opção para quem quer praticar esportes, fazer um piquenique, passear, ler, ou outra coisa qualquer.

 

Paque do Lago

Parque do Lago em Campo Mourão/PR

Parque do Lago

Capivara em seu banho de sol matinal no Parque do Lago

 

Parque do Lago

 

ENFIM, O CARNEIRO

Às 11h da manhã os tachos são retirados dos buracos e servidos. Que espetáculo!

Carneiro no Buraco
Tacho de Carneiro pronto para ser servido

 

Carneiro no Buraco

 

Assim como a leitoa, o Carneiro no Buraco é servido com acompanhamentos e o freguês se serve a vontade. Não há como não repetir!

Carneiro no Buraco
O prato sendo saboreado pelos visitantes

 

Carneiro no Buraco

 

De barriga cheia e felizes pegamos o rumo de volta pra casa. É isso! Fica a dica para quem ainda não conhece essa cidade e seu saboroso prato Carneiro no Buraco.

 

De volta pra casa

 

Para ver o álbum completo clique aqui