Skip to main content

La Paz, Bolívia: Cidade Alta!

Como é difícil subir uma pequena ladeira quando se está em La Paz. Com seus 3.640 metros de altitude, essa cidade faz qualquer um ficar sem folego ao andar por suas ruas e avenidas.
 
Chegamos em La Paz por volta das 6h da manha, penduramos as mochilas nas costas e partimos rumo ao Hostel, a pé mesmo, pois sabíamos que não ficava muito longe da rodoviária. Da rodoviária até a avenida principal foi só descida, uma maravilha! Manhã de sol e geladinha. Mas logo a alegria acabou, uma ladeira de 100 metros, talvez menos (provavelmente menos), nos deu uma canseira danada, falta de ar e tudo mais. Por isso é recomendável aos viajantes a usar o primeiro dia para aclimatação, comer comidas leves, e um bom chá de coca para evitar dor de cabeça e o mal das alturas (soroche, para os peruanos).
 
 
Igreja e Convento de São Francisco - La Paz, Bolivia
Igreja e Convento de São Francisco
No caminho nos deparamos com a Igreja e Convento de São Francisco, localizada no Centro de La Paz. É o principal monumento da época colonial na cidade, construída no seculo XVIII. Lindíssima! Vale a pena visitar.
Logo ao lado estava nosso hostel, na Calle Sagarnaga (uma rua bem estreita, como muitas outras), bem ao lado da igreja. Ainda bem! Pois estávamos sedentos por uma cama e um café da manha. 
 
Ficamos hospedados no Hostel York. Tem uma ótima localização, quartos confortáveis e café da manha bom (frutas, iogurte, pão, café, leite, chás, doce de uva e margarina). Mas o hóspede pode usar a cozinha caso queira preparar algo específico.
 
Como não queríamos perder muito tempo, depois de um breve descanso fomos andar pelas redondezas, nada muito longe, claro. Descobrimos vários lugares legais!
 
Mercado das Bruxas - La Paz, Bolivia
Mercado das Bruxas – La Paz, Bolivia

 

Mercado das Bruxas - La Paz, Bolivia
Mercado das Bruxas – La Paz, Bolivia

 

Mercado das Bruxas - La Paz, Bolivia
Mercado das Bruxas – La Paz, Bolivia

 

Mercado das Bruxas - La Paz, Bolivia
Mercado das Bruxas – La Paz, Bolivia

 

La Paz, Bolivia

 

Centro de La Paz, Bolivia

 

Bondinho - La Paz, Bolivia
La Paz, Bolivia
Na Calle Sagarnaga, além de hostels, hotéis e casas de câmbio (legalizadas e clandestinas), existem várias agencias de turismo e oferecem os mais diversos passeios. Como tínhamos pouco tempo resolvemos fazer apenas três:





Downhill (Passeio de bike pela estrada da morte);




Tiwuanaco (sítio arqueológico pré-colombiano);



Chacaltaya (pico da Cord. dos Andes, com 5.421 metros de altitude).

www.000webhost.com