Skip to main content

12 dias para conhecer Jalapão, Chapada das Mesas e um pouquinho de Palmas-TO

O Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, e o Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão, estão distantes apenas 700 quilômetros, aproximadamente. Para quem vai viajar mais de 2000 km para conhecer o Jalapão, perder a oportunidade de conhecer a Chapada das Mesas é inconcebível. Assim, alteramos o roteiro inicial e adicionamos mais seis dias.


Chegamos ainda cedo em Palmas. 9h estávamos em solo, e tão logo desembarcamos fomos ao escritório da Alamo Rent a Car, no próprio aeroporto, retirar o carro que havíamos reservado para ir à Carolina-MA, que é a cidade de onde saem os passeios para a Chapada das Mesas, à 530 km de distância.

 

 

Veja o post que fizemos dos quatros dias na Chapada das Mesas

 

Foram, aproximadamente, 8h de viagem, sem correr e parando quando dava vontade, afinal…. estavamos de férias!

Depois de curtir a Chapada das Mesas chegou a hora de voltar para Palmas. Como saímos cedo chegamos em Palmas por volta das 14h, então aproveitamos para conhecer um pouco da cidade.

Dia seguinte, logo cedo, pessoal da agência nos buscou para dar inicio à aventura no Jalapão, que durou 5 dias.

 

Clique aqui e veja o post dos 5 dias no Jalapão

 

Mas vamos falar um pouco de Palmas…

Nos hospedamos no Carvalho’s Hotel. Ótimo atendimento, quartos bem equipados e confortáveis, além do preço especial, está muito bem localizado. É próximo a Praia da Graciosa, Parque Cesamar e Feira da 304 Sul. 

 

  Booking.com

 

Detalhe: Se deslocar dentro da cidade, seja de Táxi, seja de Uber, não é muito barato. Devido o tamanho dos quarteirões, dar uma volta na quadra significa andar 1600 metros, portanto, é importante escolher um hotel bem localizado.

 

Praia da Graciosa

Praia bem localizada, que conta com pista de corrida e vários quiosques. Também é porto de algumas embarcações e bares flutuantes. Vale a pena conferir!

 

Fim de tarde na Praia da Graciosa

Fim de tarde na Praia da Graciosa
Picture 1 of 17

 

 

Praia do Prata

Esta é muito procurada nos finais de semana. Conta com vários quiosques que chegam até a margem do rio, alguns até dentro d’agua. É mais o estilo “farofagem”, como dizem por ai. Se vê mais barracas do que água e areia.

 

Praia do Prata

Praia do Prata
Picture 1 of 4

 

 

Parque Municipal Cesamar

Parque muito bonito, no centro da cidade. É ótimo para fazer um piquenique, praticar exercícios, ou curtir a tarde com seu amor. Há academia ao ar livre, muito bem cuidada, diga-se de passagem. 

As capivaras ficam bem a vontade mesmo com toda a movimentação de pessoas por ali.

 

Parque Cesamar

Parque Cesamar
Picture 1 of 20

 

Feira da 304 Sul

A feira é um dos lugares que mais chamam a atenção de quem visita a cidade. Como qualquer outra feira, ela comercializa frutas, legumes, verduras, comidas típicas e diversos outros! Ocorre toda terça e sexta, no período noturno, iniciando suas atividades a partir das 17h. Aos sábados a partir das 7h.

O bolinho de milho frito é um dos mais famosos. O pessoal faz fila para compra-lo, pois além de saboroso é barato. Apenas R$1,50! Comer um só é impossível.

 

Bolinho de Milho

Bolinho de Milho
Picture 1 of 10

 

A cidade oferece muito mais, com certeza. Um dia apenas é pouco para conhecer essa bela e agradável cidade.

 

Dica para quem vai pegar voo na madrugada


Devido os poucos voos no período noturno e a grande distancia entre o aeroporto e o centro da cidade (19 km), os Ubers não atendem os chamados em determinados horários, principalmente após a meia noite, se o destino for o aeroporto. Se este for seu caso, o ideal é chama-lo antes, ou então, na chegada a Palmas, já ficar com o numero de telefone de algum motorista de Uber para combinar a volta. O valor da corrida (aeroporto <> centro ) fica em torno de R$35,00.

Neste site você encontra maiores informações sobre o turismo em Palmas.